O que é:

O cisto é uma estrutura fechada que pode surgir em várias partes do corpo e variar em tamanho, forma e composição. Eles costumam ser benignos, no entanto, quando incomodam, pode ser recomendada sua retirada cirúrgica.

A cirurgia para retirada de cistos cutâneos, em geral, é um procedimento simples. A decisão de remover um cisto cirurgicamente é baseada na avaliação clínica do dermatologista.

Como é realizada?

Como eu disse acima, trata-se de um procedimento simples, de baixo risco, realizado em consultório ou ambiente ambulatorial. O processo pode variar um pouco dependendo do tamanho, localização e tipo específico do cisto.

Após a cirurgia, o paciente recebe instruções sobre como cuidar da incisão em casa.  A recuperação costuma ser rápida, e a maioria das pessoas volta às atividades normais logo em seguida.

Indicações:

A cirurgia de retirada de cisto pode ser indicada para: alívio de sintomas (dor, inchaço), prevenção de complicações, avaliação diagnóstica de seu conteúdo e questões estéticas.

A necessidade de sua realização deve ser avaliada caso a caso, já que, muitas vezes, o cisto requer apenas o acompanhamento clínico.

Existem vários tipos de cistos cutâneos, que podem demandar a retirada cirúrgica. Os mais comuns são:

  • Cisto sebáceo: Também conhecido como cisto epidérmico, é formado a partir de uma glândula sebácea bloqueada e preenchido com queratina.
  • Cisto piloso: Se forma a partir de um folículo piloso bloqueado. Por isso, pode conter cabelo e material sebáceo.
  • Cisto pilar: Também conhecido como tricolema, se forma a partir da camada externa do folículo piloso. e pode ser composto por queratina.
  • Cisto de inclusão: São formados quando uma pequena porção da pele se prende e afunda.
  • Cisto mucoso: Ou cisto de mucocele, ocorre quando uma glândula salivar é bloqueada, levando ao acúmulo de muco. Geralmente, aparecem nos lábios, língua, bochechas ou assoalho da boca.

Além destes, existem outros tipos menos comuns que também podem ser removidos cirurgicamente, dependendo da sua localização, tamanho, sintomas e prejuízo estético.

Após uma avaliação completa e considerar outras opções de tratamento, o dermatologista decidirá se há ou não necessidade de realizar o procedimento cirúrgico.

Tem um cisto que dói, é muito visível ou está causando problemas? Agende uma consulta para avaliar como podemos lidar com ele.

Dra Harielle Asega
Dermatologista
CRM PR 33994 | RQE 28035

Diga adeus aos cistos com segurança!

Agende já sua consulta e recupere sua pele saudável!

Tratamentos

  • Biópsias de Pele

  • Correção do Lóbulo da Orelha (Lobuloplastia)

  • Retirada de Câncer de Pele

  • Retirada de Cisto