O que é:
Também conhecida como lobuloplastia, a cirurgia de correção do lóbulo da orelha é um procedimento realizado para reparar deformidades ou lesões nesta região.
O lóbulo é a parte carnuda da orelha, localizada em sua extremidade inferior. É composto por tecido mole e não contém cartilagem, podendo variar em tamanho e forma, de pessoa para pessoa.
Ele não influencia na audição, porém desempenha um papel estético, pois é a área onde são usados os brincos e outros tipos de adornos.
A cirurgia de correção é recomendada em casos de lóbulos rasgados, alargamento excessivo ou deformidades congênitas.
Como é realizada?
O processo da cirurgia de correção do lóbulo da orelha pode variar dependendo da extensão e natureza da deformidade. Em geral, ele envolve as seguintes etapas:
- Anestesia: Antes do início da cirurgia, o paciente é anestesiado localmente. Em alguns casos, pode ser utilizada anestesia local com sedação leve.
- Preparação da área: A região é esterilizada para reduzir o risco de infecções, e a área a ser operada é marcada e delimitada para orientar o procedimento.
- Cirurgia: É realizada a remoção do tecido afetado. Em casos de rasgo, as bordas são alinhadas e suturadas para reparar a ruptura. Em casos de alargamento, é realizada a retirada do tecido excessivo para restaurar a forma normal.
- Sutura e fechamento: Após o procedimento, a incisão é suturada cuidadosamente, no intuito de garantir uma cicatrização adequada e um resultado estético satisfatório.
Os cuidados pós-operatórios incluem: manter a área limpa e protegida, evitar o uso de brincos e a realização de atividades físicas intensas, e fazer o acompanhamento médico para avaliar a cicatrização.
Indicações:
As principais indicações são:
- Lóbulo rasgado: O lóbulo pode ser rasgado devido a traumas, como o uso de brincos pesados ou acidentes em que o brinco é arrancado.
- Alargamento excessivo: Geralmente causado pelo uso de brincos pesados ou de alargadores. A lobuloplastia remove o tecido alargado e restaura a forma e o tamanho normais do lóbulo.
- Deformidades congênitas ou adquiridas: Algumas pessoas podem apresentar deformidades desde o nascimento ou desenvolvê-las ao longo do tempo, devido a condições médicas ou acidentes. A cirurgia melhora a aparência e a simetria do lóbulo.
A partir da avaliação da condição de cada paciente e o alinhamento de expectativas, encontra-se a melhor abordagem para obter os resultados desejados.
Dra Harielle Asega
Dermatologista
CRM PR 33994 | RQE 28035