O que é:
A psoríase é uma doença crônica e autoinflamatóra da pele, causadora de lesões avermelhadas e que descamam. Fatores genéticos, ambientais e/ou de comportamento influenciam no desenvolvimento desta doença.
Tipos:
- Psoríase em placas ou vulgar: é a forma mais comum da doença, onde há a formação de placas secas, avermelhadas com escamas prateadas ou esbranquiçadas, que podem coçar e até doer. As áreas afetadas com mais frequência são joelhos, cotovelos, couro cabeludo, região lombar e cicatriz umbilical.
- Psoríase ungueal: atinge as unhas das mãos e dos pés, fazendo com que cresçam de maneira anormal, engrosse, escame, mude de cor e deforme.
- Psoríase do couro cabeludo: confundida com a caspa, esse tipo de psoríase provoca o aparecimento de áreas avermelhadas com escamas espessas branco-prateadas no couro cabeludo.
- Psoríase gutata: causa pequenas feridas no tronco, braços, pernas e couro cabeludo. É, geralmente, consequência de infecções bacterianas e afeta mais as crianças e menores de 30 anos.
- Psoríase invertida: caracteriza-se por manchas inflamadas e vermelhas que surgem, principalmente, axilas, virilhas e embaixo dos seios.
- Psoríase pustulosa: é uma forma grave da doença, podendo ocorrer em todas as partes do corpo, que causa o aparecimento de bolhas de pus.
- Psoríase eritrodérmica: grave e menos comum, esse tipo de psoríase atinge todo o corpo com manchas vermelhas que podem coçar ou arder intensamente, causando febre e calafrios.
- Psoríase artropática: manifesta-se nas articulações causando fortes dores, principalmente iniciar o movimento da articulação. Pode atingir qualquer articulação do corpo, gerando rigidez progressiva e deformidades permanentes.
Sintomas:
Os sintomas da psoríase podem variar de acordo com cada paciente e com a gravidade da doença, mas incluem:
- Lesões no couro cabeludo;
- Placas avermelhadas e com escamas no corpo;
- Inchaços e deformações das articulações;
- Descolamento, depressão e estrias nas unhas;
- Placas avermelhadas com escamas nos cotovelos e joelhos.
Como é realizado o tratamento?
O tratamento da psoríase é individualizado, levando em consideração os tipos da doença e a resposta de cada paciente, mas os tratamentos mais comuns são:
- Tratamento tópico: medicamentos em cremes e pomadas, aplicados diretamente na pele, indicado aos casos leves da doença;
- Tratamentos sistêmicos: medicamentos em comprimidos ou injeções, indicado para casos leves resistentes ao tratamento tópico ou graves;
- Tratamentos biológicos: medicamentos injetáveis, indicados para os casos graves;
- Fototerapia: exposição da pele à luz ultravioleta, com supervisão médica.
Fonte: SBD
Dra Harielle Asega
Dermatologista
CRM PR 33994 | RQE 28035