O que é:
A toxina botulínica é uma substância de origem biológica usada para fins estéticos e terapêuticos, devido a sua ação de bloqueio, parcial ou total, da contração muscular.
Ela é utilizada para amenizar e prevenir rugas e linhas de expressão, além de poder ser empregada no tratamento de outras condições, como a hiperidrose.
A toxina impede o movimento repetitivo dos músculos, um dos fatores responsáveis pelo surgimento e o aprofundamento das linhas e marcas de expressão, especialmente na testa e ao redor dos olhos.
Os efeitos de sua aplicação duram de 3 a 6 meses, sendo indicado que se faça uma manutenção contínua ou pontual, de acordo com a necessidade do paciente, para otimizar sua eficácia.
Indicações:
O uso estético da toxina botulínica pode ser feito por homens e mulheres que desejam prevenir e tratar rugas e pode ter início desde que elas começam a se formar (normalmente, a partir dos 30 anos de idade).
Os locais de aplicação mais comuns são:
- Testa e região entre as sobrancelhas;
- Lateral dos olhos, “pés de galinha”;
- Região do nariz;
- Ao redor dos lábios, “código de barras”;
- Queixo;
- Pescoço.
Como uso preventivo, a toxina impede a contração muscular e, portanto, retarda a formação de rugas na área em que foi aplicada. Como uso corretivo, sua ação de relaxamento da musculatura ameniza as rugas já existentes.
Porém, é importante esclarecer que vincos e sulcos mais profundos não são diminuídos com a toxina botulínica. Para isso, o ideal é complementar o tratamento com o uso de preenchedores faciais, bioestimuladores de colágeno e peelings químicos.
A toxina ainda pode servir para pequenas correções e modificações de expressão – como arquear as sobrancelhas, arrebitar a ponta do nariz e disfarçar o sorriso gengival, e tratar a hiperidrose (suor excessivo).
Contraindicações:
- Portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias;
- Usuários de alguns medicamentos;
- Gestantes e lactantes;
- Pessoas com a presença de qualquer infecção ou inflamação no local da aplicação.
É importante que uma avaliação seja feita antes da realização do procedimento para garantir sua segurança.
Como é realizado o tratamento:
A aplicação é feita no próprio consultório, com o auxílio de agulhas super finas, que causam pouco incômodo. A escolha dos músculos em que a toxina será aplicada leva em conta o equilíbrio dos resultados.
É feita, então, a marcação dos pontos de aplicação, o uso de anestésico local e a aplicação da toxina, que dura cerca de 10 minutos. A quantidade a ser administrada é escolhida com base na necessidade do paciente e em um resultado o mais natural possível.
O resultado final surge após 15 dias da aplicação, podendo durar de 3 a 6 meses.
A aplicação não deixa marcas e não é necessário afastamento das atividades habituais. Porém, nas 4 horas seguintes à aplicação não se deve deitar, fazer exercícios físicos ou massagear o local. O uso de maquiagem é liberado um dia após o procedimento.
É importante manter os cuidados diários com a pele do rosto e o uso de protetor solar.
O procedimento pode ser feito a um intervalo mínimo de 4 meses, sendo sugerido que se repita a cada 6 meses para manutenção do tratamento e conservação dos resultados.
Dra Harielle Asega
Dermatologista
CRM PR 33994 | RQE 28035