O que é:

O MMP é uma técnica que permite tratar condições de pele e doenças capilares por meio da aplicação de medicamentos diretamente no local de ação.

Os medicamentos são introduzidos na pele por meio de micro perfurações, geradas por um aparelho com agulhas super finas, que permitem regular a profundidade de penetração em um procedimento rápido e praticamente indolor.

A absorção dos ativos pelo organismo se dá de maneira muito mais potente do que pela via oral ou tópica. A técnica é realizada em consultório e, em geral, as sessões ocorrem em intervalos mensais.

Indicações:

A principal indicação da MMP é no tratamento de doenças capilares, entre elas: alopécia androgenética (calvície), alopecia areata e eflúvio telógeno.

Também é indicada para o tratamento de condições de pele, como: melasma, queloides, cicatrizes, estrias, entre outras.

Doenças capilares

Primeiro é feita uma criteriosa avaliação de tricologia e exames laboratoriais, para identificar as causas do problema (por exemplo genética, doenças autoimunes, etc). Os medicamentos utilizados e o número de sessões necessárias para o tratamento irão depender desta avaliação.

Condições de pele

No tratamento do melasma, por exemplo, são usados ativos clareadores e que inibem a produção de pigmentos. Para cicatrizes e queloides, os medicamentos atuam diminuindo a altura, rigidez e tamanho das marcas, e também uniformizam o tom da pele.

A determinação dos ativos empregados, número de sessões e intervalos também vai variar conforme o problema e as necessidades do paciente.

Contraindicações:

Não é recomendado para portadores de coagulopatias, usuários de medicamentos para afinar o sangue, gestantes e pessoas com hipersensibilidade a algum dos ativos.

Como é realizado o tratamento:

O procedimento é feito em consultório, diretamente na região afetada, (por exemplo, o couro cabeludo) e pode ou não receber anestesia local. As agulhas do aparelho perfuram a pele sem causar agressão e, então, o medicamento é depositado nessas micro perfurações. Os medicamentos usados variam conforme o problema a ser tratado.

Depois do procedimento, é normal surgirem inchaços, pontos de sangramento, crostas e pequenas manchas no local da aplicação. Por isso, deve-se evitar exposição solar após a MMP.

Ainda assim, o paciente pode retornar às atividades cotidianas normalmente, sendo recomendado que fique pelo menos 24h sem lavar o local de aplicação, para melhor penetração e ação dos ativos usados.

O número de sessões necessárias para um tratamento pode variar de 2 a 10, havendo um intervalo de cerca de 30 dias entre uma e outra.

A MMP só pode ser realizada por profissionais que passaram por treinamento específico.

Dra Harielle Asega
Dermatologista
CRM PR 33994 | RQE 28035

Não perca tempo!

A MMP pode ser usada no tratamento de doenças capilares em estágio inicial com um ótimo índice de sucesso. Quanto antes você começar, melhor!

Tratamentos

  • Bioestimuladores de Colágeno

  • Esvaziadores de gordura

  • MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele)

  • Peeling

  • Preenchimento com ácido hialurônico

  • Toxina Botulínica