O que é:
O Peeling é um procedimento que visa promover a renovação da pele por meio do estímulo à sua descamação.
O termo peeling designa todo processo em que há remoção das camadas mais superficiais da pele, sendo que há diferentes meios de realizá-lo.
A “destruição” controlada dessas camadas da pele estimula o organismo a formar um novo tecido, reestruturado.
O procedimento também estimula a produção de colágeno, substância responsável por conferir firmeza e elasticidade à pele.
Tipos:
Peeling químico
Feito com o uso de ácidos (como retinóico, glicólico, etc), pode ser superficial, médio ou profundo.
A intensidade do tratamento irá variar de acordo com os objetivos do tratamento, tipo de problema a ser combatido, área a ser tratada, idade e características da pele do paciente.
Pode ser realizado no rosto, mãos, colo e pescoço, promovendo: renovação das camadas da pele, deixando-a mais viçosa; suavização de rugas e linhas de expressão; redução de manchas de idade, sol, e cicatrizes, incluindo as de acne.
Peeling físico/mecânico
A pele é submetida a uma esfoliação, que pode ser manual ou com uso de aparelhos.
Alguns exemplos desse tipo de Peeling são:
Peeling de cristal – É um peeling prático e seguro, que pode ser realizado no rosto e no corpo e tem como principais funções preparar a pele para outros tratamentos e evitar a foliculite.
Dermoabrasão – É muito utilizada para o tratamento de cicatrizes de acne e estrias, atuando por meio da abrasão da pele feita por ponteiras rotatórias ou lixas manuais.
Peeling a laser
Excelente alternativa quando há necessidade de se alcançar camadas mais profundas da pele, ele ainda ajuda a reativar as fibras de colágeno.
Indicações:
Em geral, o Peeling é indicado no tratamento de:
- manchas;
- cicatrizes;
- marcas de acne;
- estrias;
- rugas finas;
- vitalidade geral da pele.
O tipo de Peeling a ser realizado e sua intensidade são definidos após uma criteriosa avaliação diagnóstica da pele.
A avaliação leva em consideração fatores como: tipo e estado da pele, idade do paciente, problema e área a serem tratados, tempo disponível para o tratamento e possíveis contraindicações.
É possível traçar um plano de tratamento associado a outros procedimentos.
Como é realizado o tratamento:
O modo de realização vai depender do método de Peeling escolhido, sendo sempre feito em consultório com a preparação prévia do paciente.
Em geral, seus efeitos são a descamação da pele nos dias seguintes ao procedimento.
Após o Peeling, a pele fica mais sensível, por isso é importante usar o filtro solar o tempo todo, evitar a exposição ao sol, além de aplicar os hidratantes e produtos prescritos pelo dermatologista.
Dra Harielle Asega
Dermatologista
CRM PR 33994 | RQE 28035